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[Varejo] Tendências do Varejo em 2023 : quais são as principais?

Atualizado: 18 de jul. de 2023

Podemos observar muitas tendências do varejo para 2023, principalmente se usarmos como base de análise os anos anteriores quando o varejo passou por momentos desafiadores, como por exemplo, fechamento de shoppings e as mudanças no comportamento de consumo no Brasil e no mundo.


As mudanças no varejo também foram afetadas pela transformação digital e pelo momento delicado da saúde pública que atravessamos devido a uma pandemia global, onde um novo modelo de consumo foi adotado e percebido.


Além disso, o cenário macroeconômico também não está favorável: Alta de juros, inflação mais alta e aumento de inadimplência são fatores que afetaram o setor.


Com esses desafios colocados, listamos as 5 tendências do varejo para o anos de 2023, que são elas: jornada de compra híbrida, atendimento personalizado, e-commerce ao vivo, e-commerce social e e-commerce por conteúdo.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura a seguir!



O que motivou as mudanças no mercado?


Não há dúvidas de que o mercado já não é mais o mesmo, ainda que observemos o que diziam os especialistas para as tendências de 2022. Segundo eles, na época, teríamos um cenário parecido com 2019 em termos de volumes de vendas no varejo.


Essas mudanças ocasionadas pelo período que vivemos, estão moldando o comportamento do consumidor. Para o ano de 2023, estudos apontam algumas tendências no varejo que exigem atenção, como:

· Jornada de compra híbrida;

· Atendimento personalizado;

· E-commerce ao vivo;

· E-commerce social;

· E-commerce por conteúdo.


Todas essas principais inovações do setor têm algo em comum: a tecnologia, que foi o principal motivador das tendências do varejo que vemos atualmente no mercado.


Por isso, selecionamos algumas possibilidades sobre como a tecnologia de dados pode te ajudar a se manter competitivo, fidelizar clientes e alcançar sucesso em um período desafiador de mercado.

Quais são as principais tendências do varejo?

No entanto, se você quer saber quais são as principais tendências do varejo para 2023, confira a seguir!




Jornada de compra híbrida

Os hábitos de compra dos consumidores estão cada vez mais orientados a uma experiência digital, sendo uma das mais fortes tendências do varejo atualmente.


Todavia, isso se evidenciou principalmente durante a pandemia devido ao lockdown sugerido pelas entidades públicas, mas se mantém.


O mercado entendeu que para boa parte dos consumidores, as plataformas digitais são locais propícios para fazer negócios.


Evoluindo com essa mentalidade, também estão as tecnologias, que através da realidade virtual possibilitam mimetizar ambientes reais em ambientes virtuais e atender a todos os tipos de consumidor.



Atendimento personalizado

Atender a individualidade de cada consumidor é um desafio para o grande varejo, que busca atingir as massas.


No entanto, para cada subsegmento do varejo, é possível atender a singularidade do cliente a partir da análise cuidadosa dos dados de consumo que o cliente nos fornece apenas se comportando em sua jornada de consumo.



E-commerce ao vivo como uma das principais tendências do varejo

Outra estratégia para garantir eficiência em vendas é o uso de transmissões ao vivo para esse fim. Os conteúdos em streaming nasceram em 2016 na China, mas se tornaram muito populares em 2019.


Esse crescimento ao redor do mundo é devido ao aumento dos meios de pagamento de compras online, como por exemplo QR Code e PIX.


Inclusive, a interação real time com o consumidor facilita o processo de compra por humanizar o contato da marca com aquele potencial cliente e existem maneiras de potencializar ainda mais o resultado.


Muitas marcas fazem uso de influenciadores, que comentam sobre o produto; de tutoriais onde, ao final da entrega de valor ao potencial cliente, anunciam o produto.


Além disso, por meio de eventos de lançamento, onde são oferecidas condições especiais de lançamento, onde se utilizam do gatilho do impulso para aumentar as vendas ou mesmo o buzz acerca do que se pretende vender.



E-commerce social

Não é novidade que as redes sociais estão no cotidiano de boa parte das pessoas. Sendo assim, as marcas não perdem em ter perfil criado em alguma rede, pois em muitos dos casos essa é a principal maneira de atingir novos clientes e fidelizar os mais antigos.


Também através das redes sociais é possível às marcas que se tornem mais próximas de seus consumidores, tendo contato direto com essas pessoas.


Além disso, através desse canal, as marcas podem realizar vendas em poucos cliques, viralizar e alcançar novas contas e promover descontos e eventos online pela própria plataforma social, que garante essas funcionalidades.



E-commerce por conteúdo

Por fim, chegamos ao e-commerce por conteúdo é uma experiência capaz de conectar o público ao ambiente de compras, através de narrativas agradáveis ao leitor.


Em meio a esse conteúdo, está um anúncio de algum produto, que tem a ver com o conteúdo apresentado.


Uma das tendências do varejo que vem crescendo principalmente através da tecnologia possibilita que uma inteligência artificial aprenda quais tipos de conteúdo um consumidor se interessa.


E a partir disso, oferecer produtos de acordo com as buscas recentes daquela conta. Com os anúncios personalizados presentes nos conteúdos, é fácil ser redirecionado ao e-commerce que comercializa o item e fechar uma compra.


Como podemos notar, as tendências do varejo em 2023 estão presentes no nosso cotidiano e já estão no mercado.



Se planejar e investir em tecnologia de dados é uma necessidade para manter o posicionamento, fidelizar clientes e alcançar o sucesso.


Conhecer o seu cliente e suas necessidades, sem dúvida se tornou um diferencial para se manter competitivo em um mercado cada vez mais amplo.


Por isso, se você quer saber mais e como a tecnologia pode transformar o seu negócio, entre em contato com nossos especialistas!


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