O mundo foi pego de surpresa! Ninguém, nem os pesquisadores eu imagino, poderiam supor que passaríamos por uma situação tão séria e longa como essa. O nível de incerteza está grande em todas as frentes, nas casas, nas escolas, nos governos, nos países.
Como tomar decisões de negócio de maneira mais assertiva possível? Devem existir várias maneiras, mas com certeza saber tratar e analisar dados ajuda e muito! Almejar um cenário futuro com mais precisão requer a busca de conhecimento por meio de dados e consolidação das informações. Temos que lembrar que em uma empresa, ações estão interconectadas, gerando repercussões em diversas frentes e impactando diretamente o resultado das companhias.
Um estudo feito pelo Boston Consulting Group em parceria com a Google mostrou que empresas que coletam e analisam dados podem ter uma redução de 30% nos custos e um aumento de 20% nas receitas. No mesmo estudo, temos a informação de que as companhias são 30% mais eficientes quando tomam decisões estratégicas baseadas em uma cultura de dados.
Segundo o estudo “Here and now: the need for an Analytics plataforma” indica que 72% das organizações afirmam obter insights valiosos a partir dos seus dados e 60% ainda se tornaram mais inovadores a partir da adoção de ferramentas de inteligência de negócios em suas estratégias.
Para o Diretor de Marketing da R/GA, consultoria internacional de inovação, Fabiano Coura, os dados e pesquisas foram uma bússola em meio à pandemia. “O que nos ajudou a achar um norte em meio à pandemia foram os dados e pesquisas, que temos o privilégio de deter e que tornaram nossa bússola, nos dando parâmetros de ação.”
Não há mais o que duvidar. Sem dados tratados, análises realizadas e geração de dashboards gerencias fica difícil prever qualquer acerto nas diversas dimensões de tomada de decisão de uma empresa. Seja na estratégia institucional, finanças, vendas ou recursos humanos.
Velocidade e assertividade são duas palavras que já estão na pauta das companhias que precisam não somente crescer, mas sobreviver a um novo paradigma da informação e a um novo mundo pós pandemia.
Comments