top of page
  • youdataconsultoria

Inteligência Digital: Necessidades antes, desafios durante e pós pandemia

Nós todos sabíamos da necessidade das empresas entrarem na Era da Inteligência Digital! Algumas já nasceram dessa forma (Stone, Nubank), outras estão iniciando este processo ou já se encontram em estágios mais avançados.


O cerne é que isso agora passa a ser uma questão de sobrevivência! Não podemos mais trabalhar em cima de feeling e sim de dados. Conhecer os clientes, saber quais as necessidades e expectativas de cada um é vital! A cultura data-driven, portanto, deve ser uma filosofia nas organizações. A necessidade de constante validação da realidade por meio dos dados pode impactar, e muito, toda a estratégia empresarial.


As empresas possuem seus dados, isso é um fato, mas qual a qualidade destes? Há um processo contínuo de avaliação dos mesmos? Muitas empresas necessitam de saneamento em suas bases, outras precisam avaliar a necessidade de criar estruturas de análise pensando no futuro.



Os dados que eu tenho são suficientes para os desafios no futuro próximo?


Na maioria das empresas os dados armazenados não são suficientes para conhecer o cliente, porque no passado não foi dada a devida importância para captura de dados essenciais, e hoje, existe a necessidade de informações de bases externas.


O ideal é reformular toda estratégia de captura de dados internos e externos, para apoiar e atender os novos desafios, seguindo passos básicos como:


1- Estabelecer quais dados a empresa precisa


2- Reformular todo processo e formulários de captura interna de dados


3- Buscar dados externos complementares



Como está minha estrutura de dados? Minha empresa já tem uma estratégia definida?


No futuro as empresas poderão ter uma estratégia, mas nunca definitiva.


É de extrema importância que se tenha os dados de forma bem estruturada (Data Mart), para que se tenha agilidade, não só na tomada de decisão, mas também pensando na necessidade de reposicionamento da estratégia da empresa frente às mudanças no mercado. As empresas orientadas a dados estabelecem processos e operações para facilitar a aquisição das informações necessárias pelos colaboradores, mas também são transparentes quanto às restrições de acesso e aos métodos de governança. Isso leva a técnicas mais maduras, como a análise prescritiva.


Importante ressaltar que as estratégias de armazenamento e acesso aos dados corporativos podem e devem ser alteradas conforme necessidade, sendo assim, definir modelos com flexibilidade de acesso é a melhor escolha.


Adoção de ferramentas ágeis e amigáveis para visualização de informações estratégicas.


A adoção de metodologias ágeis (Agile/Scrum), ferramentas de self-service BI (Power BI) e reuniões remotas utilizam teams, hangouts, google meet entre outras, já são uma realidade e serão imprescindíveis no futuro próximo. Empresas orientadas a dados tem suas metodologia e processo de comunicação bem estruturado e a transparência dos processos são fundamentais. Importante a adoção de reuniões diárias de status e meta além de reuniões de lições apreendidas e troca de conhecimento, balizando toda a equipe em um só objetivo.


Todos os dados, metas e atas de reuniões devem ser devidamente armazenados em ferramentas de uso coletivo e disponíveis para acesso a qualquer momento.


Implantação de uma única “verdade” na empresa.


Com empresas cada vez mais orientadas a dados, é comum um dashboard ser desenvolvido por áreas de negócio e assim, não consumindo dados estruturados e governados (como excel e txt). Para resolver esse problema é vital a implantação de Governança de Dados e certificação dashboard, criando um processo de adequação de painéis e publicação corporativa.


Todos sabemos que dados confiáveis ajudam na tomada de decisão, para que, nos momentos atuais, a assertividade seja maior e o resultado garantido.


O futuro é hoje!


Hoje já temos ferramentas para criação de um simples dashboard e até mesmo para conduzir projetos remotos com sucesso, sem necessidade de deslocamento dos profissionais, com toda a segurança, eficiência e eficácia do trabalho.


Nunca as empresas necessitaram tanto de informações para definir suas estratégias e tomada de decisão como agora.


Para isto, necessitamos estrutura de dados e dashboards com visões que possam viabilizar e garantir a assertividade.


Lembre-se, o futuro é hoje!






0 visualização0 comentário
Logo-YouData-(N).png
bottom of page