top of page
  • youdataconsultoria

Data Driven: Como ser uma empresa orientada a dados

Antes de informar e discorrer sobre o assunto, vamos explicar o que é Data Driven.


O que é ser uma empresa data driven?


Empresas Data Driven são aquelas que tomam a maior parte das decisões e fazem os seu planejamento baseado em dados. Dados estruturados e não estruturados são disponibilizados para que os tomadores de decisão se utilizem deles para conduzir os negócios. Em geral, os principais dados são os de clientes (CRM), ERP, rede social, institutos de pesquisa e governo, mas não limitados apenas a esses.


A principal vantagem de ser uma empresa Data Driven é tomar decisões sólidas e com base em dados, fugindo da intuição e passando aos fatos. Um exemplo que temos foi em uma determinada rede de farmácias onde fizemos uso de dados para analisar a eficiência de vendas de fraldas em toda a rede. Para a nossa surpresa, a loja que mais vendia fraldas era uma das menos eficientes. Então ser uma empresa data driven passa a ser uma grande vantagem competitiva atualmente, e no futuro próximo, vital.


Então quais são as dicas para começar a ser uma empresa Data Driven?


1 - Mudança de "mind set" da empresa

A cultura de tomada de decisão baseada em dados e o incentivo a uma cultura de inovação, são fundamentais para iniciar. Escolha um grupo de pessoas multidisciplinar. Envolva neste grupo o maior número de áreas de negócio possível. Procure nesses participantes, pessoas que tenham facilidade com uso de dados.

A partir daí, promova encontros com esse grupo de pessoas e discuta possibilidades e apresente as soluções encontradas.

Esses encontros devem servir de exemplo. Promova o efeito cascata, cada participante desse grupo, criar seu próprio grupo de decisões e lições aprendidas.



2 - Acesso a dados


É fundamental que os dados sejam únicos e de acesso fácil. Ferramentas de consulta de dados devem ser disponibilizadas e com conjuntos de dados claros e documentados. Permitir que áreas de negócio utilizem ferramentas para acessar bases não oficiais também faz parte desse processo de aprendizagem, ou seja, os usuários não precisam ficar limitados a base e estrutura de dados oficiais. Dados oriundos de pesquisas, rede social, planilhas, entre outros serão aceitos nos momentos de descobertas.



3 - Captura de dados


É um ponto importante da evolução da empresa Data Driven. Neste ponto, dois aspectos são importantes: o primeiro é garantir dados corretos e com qualidade. É comum vermos na base da operação, profissionais que na hora de preencher os dados do cliente, não tem preocupação com o conteúdo. Importante disseminar essa cultura e passar para todos os pontos da empresa a necessidade de dados com qualidade.

O segundo aspecto é que com a evolução das análises, rapidamente são demandados novos dados, o que altera muita das vezes a estratégia de captura de dados (ex. beacons, aplicativos, câmeras) e formulários com novos detalhes e dados mais pertinentes.



4 - Governança de Dados


Algumas empresas promovem um responsável chamado CDO (Chief Data Officer), mas nem todas tem possibilidade de ter esse papel. Independente disso, é necessário que essa iniciativa seja governada e incentivada por um grupo que controle e auxilie na disponibilização de dados e insights. É comum ter nessas empresas também os Cientistas de Dados. Esses usam as bases de dados e ferramentas para relacionar dados utilizando técnicas de machine Learning e inteligência artificial.



5 - Não é "by the book"


É importante entender o momento e a cultura da empresa e promover esses assuntos de forma direta e ampla. Treinamentos frequentes e palestras são muito importantes para auxiliar essa mudança de paradigma. É comum empresas criarem algumas dinâmicas que também incentivam essa mudança. Premiações e eventos também podem ser uma ótima ferramenta para construir um ambiente mais inovador.



Conclusão


Vale ressaltar que o futuro das empresas dependerão da capacidade das mesmas de mudarem sua forma de decidir e planejar. Não é momento de ser radical, mas de fato, iniciar a mudança e ser contínuo. Escolha parceiros, consultorias e tecnologias que ajudem a acelerar. Como vimos, o fator humano é fundamental e se você estava pensando só em tecnologia, a mudança já começou com você!


Se precisar de mais informação podemos marcar uma conversa com nossos especialistas para te orientar nessa jornada! Conte conosco!



2 visualizações0 comentário
Logo-YouData-(N).png
bottom of page