top of page
  • youdataconsultoria

[Eventos] Agenda Tech 2023.2: 5 eventos para visitar no próximo semestre!

Atualizado: 18 de jul. de 2023



Não há dúvida de que eventos de tecnologia têm alta relevância no contexto do mundo atualmente. Acontecem anualmente muito mais de 10 eventos voltados para esse fim, e isso falando somente no Brasil.



Para o material de hoje, selecionamos alguns eventos importantíssimos dentre os diversos que vão acontecer esse ano. Vem com a gente e comece a se preparar o quanto antes para o que vem por aí!



Poucos sabem, mas a tecnologia, mais especificamente na área computacional, é uma ciência muito jovem. E para se ter uma ideia, o primeiro evento voltado ao universo de tecnologia da informação no Brasil, aconteceu em 1960, na então capital federal, Rio de Janeiro.



Esse evento reuniu, pela primeira vez em território nacional, fabricantes e especialistas de tecnologia, com palestras e demonstrações de tecnologias ao público.



Em 2023, não há dúvidas de que a relevância em expor tendências e o impacto delas na sociedade, tem a capacidade de mudar os rumos da pesquisa científica no Brasil.



Através de eventos, exposições e simpósios, fomenta-se um ambiente propício para a criação de redes de contatos, empresas, parceria de negócios e projetos que não só podem como vão acelerar o impacto tecnológico em nossas atividades cotidianas nos próximos anos.



Apresentar um caminho profissional possível aos jovens, no sentido de oportunizar inovações na área, e até quem sabe, nos fazer pioneiros em iniciativas dessa ordem também são interesses dos produtores de eventos na área tech.



Em eventos presenciais, acontecem experiências imersivas que costumam agradar a todas as idades e através dessas experimentações o público participante consegue entender os benefícios da aplicação cotidiana de produtos e serviços inovadores.



A exemplo disso temos o Smartphone, um produto tecnológico que embora tenha sido desenvolvido na década de 90, só se popularizou a partir dos anos 2000, quando exposto em eventos como a Consumer Electronics Show (CES) e a Mobile World Congress (MWC).



Através desses eventos, os fabricantes demonstraram as capacidades funcionais dos novos produtos, como a comunicação instantânea, acesso a informações, gerenciamento de tarefas, entretenimento, reprodução de mídia, fotografia e outras novidades que chegaram para ser parte essencial do nosso cotidiano.



Como podemos ver, em termos de transformação digital, os eventos tiveram importância fundamental para os últimos avanços do que agora chamamos de “3ª revolução da economia”, também conhecida como revolução industrial 4.0 ou revolução digital, que se refere a uma transformação significativa nos processos econômicos e na sociedade devido ao avanço das tecnologias digitais e da automação.



Bem, em resumo, realizar eventos de tecnologia é fundamental para a atualização de conhecimentos, estabelecimento de conexões, promoção da inovação e aplicação prática de soluções tecnológicas.



Esses eventos têm um impacto significativo no cotidiano, impulsionando o desenvolvimento pessoal e profissional, além de contribuir para a melhoria da sociedade como um todo.



Tendo como base o que falamos acima, vamos trazer a agenda dos eventos mais relevantes em tecnologia e inovação, com foco no cenário brasileiro, para que você se planeje e não deixe de conferir o que está programado para esses dias de experimentação e conexão!




Campus Party



A Campus Party, é um evento de tecnologia criado na Espanha em 1997. Quando criado, sua principal ideia era reunir pessoas interessadas em tecnologia, inovação, empreendedorismo e cultura digital para compartilhamento de conhecimento, palestras, workshops, projetos colaborativos e networking.



Ao chegar no Brasil em 2008, se tornou a maior experiência geek em ambiente imersivo que se tem conhecimento.



Em 2023, o evento será realizado em 3 estados brasileiros. A primeira edição acontecerá em Goiás no mês de Junho (07 a 11), no Passeio das Águas Shopping em Goiânia. Na sequência, no mês de Julho, será realizado em São Paulo (25 a 30), no Distrito Anhembi. Por último, o evento passará pelo Amazonas no Studio 15 em Manaus, no mês de Outubro (11 a 15).



O evento conta com vários programas tais como Call 4 Talks, Campus Future, Startup 360°, oportunidades de voluntariado e revista científica Campus Party.



Através do programa Call 4 Talks, é possível se juntar ao time de palestrantes e, além de ter a oportunidade de falar sobre um tema de interesse, o participante nesse programa também ganha acesso a todos os dias de evento através de uma credencial com direito a um voucher de alimentação para o dia da atividade, um acompanhante e um certificado de participação.



As submissões de inscrição para o programa CPSP estão disponíveis até o dia 30 de Maio e os selecionados receberão a confirmação do time até meados de Junho.



O programa Campus Future é para exposição de projetos estudantis voltados para soluções tecnológicas com potencial para aplicação na realidade. Os interessados devem preparar a descrição do projeto, objetivos e os resultados que devem ser alcançados até a primeira semana de Junho. A divulgação dos selecionados se dará no dia 16 de Junho.



Para participar do programa Startup 360°, que tem parceria com o Sebrae, o interessado deve se inscrever até a primeira semana de Junho. Basicamente, o objetivo do programa é capacitar startups e fomentar o empreendedorismo brasileiro, oportunizando o contato com investidores para obtenção de valiosos insights de negócio.



Àqueles que fazem parte da comunidade científica brasileira voltada a pesquisa em tecnologia também poderão submeter seus trabalhos para a CPSP até o dia 12 de Junho, e as linhas de pesquisa que podem ser pleiteadas são: IA, Internet das Coisas, Robótica Aplicada, Energias Limpas, Realidade Virtual e Aumentada, Empreendedorismo, Biohacking, Metaverso e Games. Para conferir as edições anteriores basta acessar o site.



Além disso, também é possível se voluntariar para fazer parte do time de produção da Campus Party. Essa oportunidade se estende para além de estudantes e recém-formados. O evento também conta com o programa de voluntariado sênior, voltado para o público 50+.



Através do voluntariado, o participante poderá estar nos bastidores do evento, em áreas como: Assessoria de Imprensa; Palcos e Conteúdo; Credenciamento; Produção; Fotografia; Atendimento ao Público e outros. Para quem deseja se voluntariar, as inscrições estão abertas até o dia 12 de Junho. Confira o conteúdo completo aqui!

31 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page