top of page
  • youdataconsultoria

[Liderança] 4 competências do novo perfil de liderança

Atualizado: 18 de jul. de 2023



Nos últimos três anos, o mundo testemunhou uma transformação significativa no modo como se trabalha. O modelo de trabalho remoto fez com que os indivíduos se adaptassem a uma nova rotina, desempenhando suas atividades profissionais em seus lares.



No entanto, com essa mudança veio um novo desafio para as lideranças: gerenciar equipes e manter o engajamento em alta no remoto. A busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional tornou-se um elemento crucial nesse contexto.


As lideranças desempenham um papel fundamental na criação de um ambiente de trabalho virtual motivador nessa nova realidade, que agora soma diversos modelos de trabalho em um mesmo ecossistema empresarial.

Hoje abordaremos as 4 competências necessárias às lideranças em 2023, tomando como base a pesquisa realizada pela nossa parceira AMCHAM (American Chamber of Commerce) e a consultoria Humanizadas.

Explore conosco as oportunidades e desafios para as lideranças nesse novo momento!


Mudanças no estilo de liderança


Antes de falarmos sobre as 4 competências para um novo perfil de liderança, vamos comentar sobre o estilo de liderança atual, que tem desempenhado um papel fundamental ao consolidar valores como o foco no cliente, busca por resultados, trabalho em equipe, busca constante por melhorias e o aprendizado contínuo.

No entanto, à medida que avançamos, novos desafios surgem, exigindo uma evolução em nosso estilo de liderança.

O futuro demanda líderes capazes de incentivar a inovação, a agilidade, o desenvolvimento humano, uma visão abrangente e a construção de parcerias estratégicas. Essa mudança de paradigma reflete um ambiente que valoriza a flexibilidade, a colaboração e a criatividade, exigindo um nível mais elevado de maturidade.

A pesquisa que teve como resultado o ranking de novas competências que será apresentado aqui, foi realizada tomando como base o estilo de liderança atual e o desejado. O atual se refere às práticas e comportamentos de liderança atualmente exibidos por um indivíduo ou coletivamente dentro das organizações e o desejado se refere à abordagem de liderança que um indivíduo ou organização aspira adotar. É um estado ideal ou uma visão para o futuro.

Agora sim, vamos conferir abaixo quais são as 4 competências listadas na pesquisa como importantes para a pessoa no papel de liderança em 2023? Vamos!

1. Inovação

A inovação é fundamental para o crescimento e o sucesso a longo prazo de uma empresa, pois permite que ela se adapte às mudanças do mercado, antecipe as necessidades dos clientes e encontre soluções criativas para os desafios.

A figura de uma liderança inovadora que valoriza novas ideias, encoraja a experimentação e aceita um risco calculado são importantes nesse cenário.

Esse estilo de liderança está disposto a desafiar o status quo e a abandonar abordagens antiquadas em favor de soluções mais eficazes.




2. Agilidade

Se adaptar rapidamente a mudanças, lidar com incertezas e tomar decisões eficazes em um ambiente volátil, com informações limitadas e em constante evolução, são características chave da liderança ágil.

Aprendemos com os últimos avanços tecnológicos de mercado, que um líder não pode esperar por uma análise completa ou por todas as respostas antes de agir. Em vez disso, a liderança deve confiar em sua intuição, experiência e habilidades de resolução de problemas para tomar decisões rapidamente.

Além disso, um líder ágil é flexível, aberto às mudanças e valoriza aprendizagem contínua.



3. Inteligência Coletiva

A competência de inteligência coletiva em um perfil de liderança refere-se à capacidade de um líder de aproveitar o conhecimento, as habilidades e as perspectivas de sua equipe para tomar decisões melhores e alcançar resultados mais significativos.

A inteligência coletiva reconhece que a colaboração e a diversidade de pensamento podem gerar soluções mais inovadoras e eficazes do que as ideias individuais.

Um líder que valoriza a inteligência coletiva cria um ambiente inclusivo e encorajador. Eles delegam responsabilidades e tarefas de forma eficaz, atribuindo-as às pessoas mais adequadas para realizá-las.

Incentivam a participação ativa de todos e promovem a troca de ideias.




4. Desenvolvimento Humano

Um líder que apresenta a competência de desenvolvimento humano costuma cultivar e promover o crescimento pessoal e profissional dos membros de sua equipe.

Entender as necessidades individuais dos colaboradores, ajudá-los a alcançar seu potencial máximo além de criar um ambiente de trabalho positivo e motivador devem estar em seu radar.

Com essa competência, a pessoa na cadeira de liderança, entende a importância de investir no desenvolvimento de seu time e em seu próprio desenvolvimento. Tem a capacidade de identificar talentos e pontos fortes em cada membro do time e de criar oportunidades para crescimento.

Dentro desse escopo também estão os feedbacks construtivos e orientação contínua aos liderados para que desenvolvam ainda mais suas potencialidades.





Para conferir a pesquisa na íntegra, basta baixar o material da AMCHAM clicando aqui!



22 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page